Posted on

Comprar uma base de dados: como rentabilizar o investimento?

4Comprar uma base de dados é um passo importante para alcançar o sucesso da sua empresa. Para ser útil, a base de dados precisa de ter qualidade suficiente para lhe permitir usar esses dados de forma rápida e pertinente.

A organização é portanto uma das primeiras fases para rentabilizar o investimento feito numa compra de uma base de dados. Depois da compra, deve fazer uma triagem e estruturar as informações presentes para que o seu acesso e utilização sejam facilitados.

Consoante o seu tipo de negócio, pode organizar a sua base de dados:

  • por tipo de cliente/contacto;

  • pelo potencial de negócio, compra ou parceria;

  • pela gama de produtos adquiridos;

  • pela sua localização geográfica;

  • pelos seus hábitos e quotidiano;

  • pelos canais de venda e comunicação que privilegia.

Essa organização permite que rentabilize ao máximo não só os contactos que tem na base de dados, mas também o tempo que passa a procurar e a utilizar a mesma.

Rentabilizar o investimento feito na compra de uma base de dados também passa pela análise feita dos dados que tem.

Com uma base de dados, pode aumentar as suas vendas com o cross & up selling.

Esta técnica de marketing é uma forma de propor produtos complementares ou fazer sugestões de upgrade para um serviço mais recente. Com uma base de dados de qualidade, pode ter acesso rápido aos hábitos de consumo e últimas compras realizadas pelos seus contactos!

Outra forma de rentabilizar uma base de dados é adaptando as campanhas de marketing e criar ofertas personalizadas em função dos interesses dos clientes.

Uma base de dados permite enriquecer a sua comunicação porque tem um conhecimento mais aprofundado sobre os seus clientes e parceiros.

Um exemplo de uma rentabilização perfeita de uma base de dados é quando recebe e-mails com sugestões de produtos (livros, DVDs, etc) que já comprou anteriormente ou pelos quais já demonstrou interesse.

Personalização: o seu cliente é uma pessoa, não um robot

Ao ter uma base de dados organizada, pode rentabilizá-la criando uma comunicação personalizada e direcionada especificamente cada cliente. Quem não gosta de receber uma mensagem no seu dia de anos com um cupão promocional ou uma oferta? Comprando uma base de dados poderá criar este tipo de comunicação direta com os seus clientes e parceiros!

São várias as formas que pode utilizar para rentabilizar o investimento feito numa compra de uma base de dados. Enriqueça a sua empresa e negócio e faça uma melhoria na sua comunicação interna e externa que o levará ao sucesso!