Posted on

Como utilizar as bases de dados para fidelizar clientes

4

Num contexto de crise e de alta concorrência entre as empresas, o crescimento de um negócio passa em muito pela fidelização dos clientes. É indispensável as empresas apostarem muito numa comunicação direta e, sempre que possível, personalizada com os seus clientes.

Utilizar as bases de dados é uma forma de aumentar o sucesso da fidelização de clientes e de aumentar a qualidade da comunicação entre a empresa e os potenciais consumidores.

Gestão da relação cliente com uma base de dados

Utilizar uma base de dados permite fazer uma gestão mais eficaz da relação cliente. Aplicar a noção de CRM (Customer Relationship Management) é essencial para ter uma comunicação interna e externa eficaz.

Sem uma base de dados, torna-se muito difícil para uma empresa comunicar de forma rápida, precisa e segmentada com um cliente.

Um dos segredos da satisfação de um cliente atual – que leva à fidelização do mesmo – é uma relação personalizada e comunicação pessoal. Ao ter uma base de dados, poderá comunicar com o seu cliente em datas precisas como aniversários! Quem não gosta de receber uma oferta ou um cupão promocional no seu dia de anos?

Relações “one-to-one”: tal como você não é um robot, o seu cliente também é uma pessoa

Uma base de dados é um instrumento essencial para criar comunicações e campanhas segmentadas. Trate o seu cliente “por tu” e envie-lhe:

  • promoções personalizadas: se o seu cliente compra muitas vezes um tipo de produto, porque não criar uma promoção relacionada especialmente com as compras já realizadas?

  • conteúdos segmentados: crie conteúdos especiais para mulheres, para homens, para jovens, para adultos ou para pais…o seu cliente vai sentir que está atento à vida dele e vai recordar o nome da sua empresa em todas as pesquisas e compras!