Posted on

Base de dados: o motivo que impede empresas de crescer

4A base de dados é uma das ferramentas mais utilizadas e valiosas em qualquer negócio. Todos nós sabemos que o segredo é a alma do negócio, portanto quanto mais informação tiver, melhor irá conseguir destacar-se na sua área de trabalho.

A procura de soluções para fazer as empresas crescer é uma constante: investimentos avultados em marketing geral, em profissionais, em equipamento ou em técnicas complexas são alguns dos caminhos seguidos por muitos administradores.

No entanto, os motivos que impedem as empresas de crescerem são normalmente ligados a problemas de marketing segmentado e à falta de uma base de dados de contactos, que permite uma segmentação da atenção dada pela empresa.

Solucionar o problema que impede muitas empresas de crescer não envolve um investimento avultado!

Uma das formas de fazer as empresas crescerem é apostando no chamado database marketing.

Esta abordagem de marketing permite ter e obter informações sobre clientes, fornecedores e potenciais parceiros de negócios, conhecendo melhor os públicos-alvos e adaptando as campanhas de marketing.

É por isso que adquirir uma base de dados de contactos de qualidade pode ajudar em muito as empresas a crescerem e desenvolverem-se à volta de uma reputação consistente.

O que é uma base de dados?

Para apostar no database marketing, é preciso saber o que é uma base de dados de contactos.

Uma base de dados é um ficheiro centralizado que permite ter à disposição todos os contactos relevantes na área de atuação da empresa.

Algumas das suas vantagens são:

  • Ter todos os dados de contacto direto de clientes, empresas, fornecedores e possíveis parceiros de negócios;

  • Conseguir segmentar melhor a comunicação tendo em conta a localização precisa da pessoa;

  • Ter ao dispor informações que permitam apostar em marketing direto via postal, em telemarketing ou mesmo até em via e-mail.

As razões pelas quais uma empresa deve investir numa base de dados de qualidade são várias.

A ausência de uma leva a que as técnicas abaixo referidas não possam ser aplicadas com sucesso, impedindo a empresa de crescer!

Escolher o canal mais apropriado para rentabilizar o seu investimento

Em vez de tentar apostar em todos os canais e vias de comunicação, é importante escolher o canal mais apropriado para o seu negócio e objetivos.

Com uma boa base de dados, terá os dados necessários para apostar em email marketing, em telemarketing ou em panfletos e contacto direto.

Perceba logo desde o início qual é o canal apropriado para a sua campanha e aproveite todos os seus contactos e informação para rentabilizar a fundo o seu investimento.

Personalize o seu conteúdo: trate o seu cliente pelo nome

Os consumidores, seja de que área de mercado forem, estão cada vez mais exigentes. É essencial estabelecer desde o início uma relação a longo prazo com eles.

Uma base de dados permite-lhe ter as informações necessárias para criar conteúdo personalizado pode ajudar a estabelecer uma comunicação bilateral com os clientes e consumidores para aumentar a fidelização deles.

Atualize, limpe e modifique as suas informações

Ter uma base de dados completa e informatizada permite-lhe ir atualizando-a, limpando-a e modificando-a à medida que o seu negócio e empresa vai crescendo.

De forma muito simples, terá num só local, todos os dados e informações dos seus clientes, fornecedores e parceiros para que, com alguns cliques, possa contactá-los de forma direta ou integrá-los numa campanha segmentada.

Ter uma base de dados de contactos feita com rigor e profissionalismo é um passo importantíssimo para fazer crescer a sua empresa e negócio.