Posted on

A importância de comprar uma base de dados

Construir e trabalhar uma base de dados só traz vantagens na hora de atrair novos clientes e de fidelizar outros. Contudo, este processo é muito moroso, principalmente numa fase inicial. É para evitar esse mesmo processo que comprar uma base de dados se torna mais importante.

Nos dias de hoje dificilmente se encontram empresas que não trabalham com base de dados. Podem não passar de documentos Excell, mas são estes mesmos documentos que dão às empresas todos os pormenores necessários para se fazer uma segmentação, no mínimo, brilhante. Assim, é possível construir estratégias de comunicação e de publicidade muito mais eficientes e com muito melhores resultados a longo ou curto prazo. Tudo dependerá do objectivo que se delinear para o uso da base de dados.

Uma base de dados bem trabalhada acaba por gerar mais leads, fidelizar clientes e gerar mais vendas. Basta que se aproveite cada pormenor de informação que a base de dados tem para oferecer.

Se se acha que construir uma base de dados é essencial para que o negócio arranque, porque não comprar uma já organizada? Existem algumas vantagens que podem não ser tão perceptíveis quando se pensa em comprar uma base de dados. São essas mesmas vantagens que veremos neste artigo.

 

Porque é importante comprar uma base de dados?

 

1 – Apresentar algo novo

Numa altura em que os consumidores se desgastam mais e mais por ver publicidade de uma dada empresa, apresentar um serviço/ produto de uma marca que eles não conhecem pode ser uma verdadeira lufada de ar fresco.

Se se falar de e-mail marketing, por exemplo, a taxa de abertura poderá aumentar visto que se toca no factor “curiosidade”. A curiosidade de um consumidor pode traduzir-se em conhecimento de marca e, consequentemente, tranformá-lo num potencial cliente.

 

2 – Tempo é dinheiro

Construir, organizar e trabalhar um destes bancos leva muito tempo. São longos meses de trabalho de angariação de informação – que pode rapidamente tornar-se obsoleta.  Uma das maiores vantagens de comprar uma base de dados é saltar os dois primeiros passos mencionados acima.

Assim, o tempo investido na base de dados será o tempo de a segmentar e de criar uma estratégia para esses segmentos. O custo e o tempo despendido em construí-la e organizá-la serão desviados e aproveitados para se dedicar a outras fases importantes da estratégia.

 

3 – Lista de dados actualizados

Dados pessoais têm prazo de validade. Alguém pode mudar de casa, eliminar o e-mail ou trocar de número de telefone. Actualmente, a informação que um consumidor deixa pode nem sequer corresponder à verdade e, por isso, limpar a base de dados torna-se essencial.

Ao comprar uma base de dados limpa, sem informação desactualizada ou errada, reduzindo, assim, as hipóteses de poucas pessoas verem um certo tipo de publicidade.

 

4 – Gerar lucro apesar dos custos

O custo de uma base de dados torna-se irrelevante quando se começa a aperceber das vantagens e do lucro que esta lhe pode trazer. Com uma boa segmentação e uma estratégia de contacto certa, será possível reaver o investimento que foi feito em pouco tempo.

Comprar uma base de dados traz mais vantagens do que faz parecer à primeira vista. O esforço que seria aplicado na construção e, posteriormente, em atualizar todas as informações desse banco de dados poderá ser aplicado para chegar mais rápida e eficazmente ao objectivo final.